Turismo gerou 120 novos postos de trabalho por dia em 2017
08.02.2018 às 13h37
Lucília Monteiro
Turismo gerou no ano passado 44 mil novos empregos, segundo os dados do INE. Para a associação do sector, esta “tendência positiva vai manter-se nos próximos anos"
Em 2017 os sectores da restauração e alojamento turístico registaram 323,2 mil postos de trabalho, segundo os últimos dados do emprego do Instituto Nacional de Estatística (INE). A liderança destes sectores na criação de emprego é destacada pela Associação da Hotelaria, restauração e Similares de Portugal (AHRESP) como representando um aumento de 15,8% face a 2016, equivalente a 44 mil novos empregos ou "120 novos postos de trabalho por dia".
Segundo os dados do INE, o sector dos restaurantes gerou 35 mil novos postos de trabalho (aumento de 16,1%) e o sector do alojamento 9 mil (mais 14,5%).
A AHRESP destaca que "em 2017 o canal Horeca (bares, e restaurantes) foi líder na criação de novo emprego, em que os 44 mil novos postos de trabalho criados representaram 29,1% do total de novo emprego". gerado em Portugal. E frisa que "estes dados confirmam a relevância da estabilidade fiscal, com a reposição do IVA dos serviços de alimentação e bebidas na taxa intermédia a proporcionar o clima de confiança necessário para que as empresas tenham a capacidade de manter e gerar novo emprego".
Só no quarto trimestre de 2017, os sectores da restauração e alojamento turístico registaram 314 mil postos de trabalho, representando uma variação homóloga positiva de 9,6% equivalente a mais 27,4 mil postos de trabalho.
"Temos ovos, vamos fazer omeletas", diz a AHRESP
“Estamos convictos de que esta tendência positiva da confiança instalada nas nossas empresas se vai manter nos próximos anos, com o turismo a ser o motor da nossa economia", adianta Mário Pereira Gonçalves, presidente da AHRESP, enfatizando também "os constrangimentos que nos vão surgindo, sejam em matéria de legislação laboral e do próprio mercado de trabalho, na agenda do investimento e da recapitalização das empresas ou nos custos de contexto".
"Somos o melhor destino turístico do mundo, temos o melhor chefe de cozinha do mundo, lançamos a rede de restaurantes portugueses no mundo (Taste Portugal)", exemplifica o presidente da AHRESP, concluíndo: "ou seja, temos ovos, vamos fazer omeletes”.