Economia

Inflação recua para 1% em janeiro

nuno botelho

A taxa de inflação recuou de 1,5% em dezembro para 1% em janeiro revela o Instituto Nacional de Estatística

A taxa de inflação em Portugal recuou mais do que era previsto pelo gabinete de estatísticas nacional, tendo passado de 1,5% para 1%, entre dezembro de 2017 e janeiro de 2018.

A desaceleração dos preços no início do ano foi superior ao estimado, tendo em conta que a estimativa do índice de preços no consumidor do Instituto Nacional de Estatística (INE), publicada a 31 de janeiro, apontava para uma taxa de inflação de 1,1% em janeiro.

Segundo o Instituto Nacional de Estatística a inflação subjacente, ou seja, a que exclui produtos alimentares não transformados e os energéticos, registou uma variação homóloga de 0,9%, um valor inferior ao registado em dezembro em cerca de 0,3 pontos percentuais.

Segundo o INE, no agregado relativo aos produtos alimentares não transformados a variação homóloga foi de 0,8% em janeiro quando em dezembro havia sido de 2,2%. Já a taxa relativa aos produtos energéticos diminuiu para 2,3%(em dezembro foi de 3,2%).

Para a taxa de inflação de janeiro contribuíram com maior expressão o aumento dos preços nos transportes e a diminuição dos preços no vestuário e calçado.