Economia

Produção na construção aumenta 2,7% em abril e emprego sobe

Produção na construção e emprego sobem em abril e remunerações pagas também, diz o Instituto Nacional de Estatística

O índice de produção na construção medido pelo INE observou em abril um crescimento de 2,7% face a igual período do ano passado - que compara com um índice de 2,4% em março de 2018. O índice em causa reflete a média móvel de três meses ajustada dos efeitos de calendário e da sazoanibilidade.

O segmento da "construção de edifícios subiu 0,9 pontos percentuais para uma variação homóloga de 2,9% em abril", destaca o INE. Enquanto o índice de engenharia civil (agregado) "abrandou 0,4 pontos percentuais para uma taxa de variação homóloga de 2,5%.

Já os índices de emprego e de remunerações cresceram 2,3% e 4,8% respetivamente. Face a março o índice de emprego na construção apresentou uma taxa de variação de 0,1% e uma variação homologa de 0,5% face a abril de 2017.

Quanto às remunerações efetivamente pagas, como sublinha o INE, verificou-se uma taxa de variação homóloga de 4,8% em abril do corrente ano. Porém face ao mês anterior, o índice de remunerações desceu 0,4% e foi de menos 2,7% face a abril de 2017.