Economia

Montepio: Ribeiro Mendes não será o único a concorrer às eleições

João Carvalho das Neves, João Proença e João Costa Pinto aceitaram candidatar-se à presidência dos órgãos sociais na lista de Ribeiro Mendes. O economista Eugénio Rosa deverá fazer parte de uma lista alternativa a Ribeiro Mendes e a Tomás Correia caso este se candidate

Fernando Ribeiro Mendes é até agora o único candidato às eleições da Associação Mutualista Montepio Geral e anunciou esta quinta-feira que conta com João Proença, presidente do Conselho Geral e de Supervisão da ADSE e ex-secretário-geral da UGT, para presidir à mesa da assembleia-geral, e com João Carvalho das Neves, professor catedrático no ISEG e membro independente do Conselho Geral e de Supervisão da EDP, para presidir ao Conselho Fiscal. João Costa Pinto, ex-presidente do Crédito Agrícola e ex-vice-governador do Banco de Portugal, vai mesmo presidir ao Conselho Geral.

Mais listas a caminho

Porém segundo apurou o Expresso, a candidatura de Ribeiro Mendes, designada por 'União e Confiança' não será a única. Está a ultimar-se o fecho de uma outra lista com associados e responsáveis que fizeram parte de outras listas nas eleições de há três anos que não chegaram a consenso com Ribeiro Mendes.

Recorde-se que, até há bem pouco tempo havia vontade para reunir consensos à volta de uma lista única alternativa a Tomás Correia, atual presidente da Associação Mutualista Montepio Geral, mas as conversações com Ribeiro Mendes não chegaram a bom porto. Eventuais desentendimentos sobre nomes e lugares a ocupar terão estado na base da falta de consenso. Não é por isso de estranhar que surjam pelo menos mais duas canditaturas.

Uma, que está a ser ultimada e que irá reunir vários responsáveis que fizeram parte das listas concorrentes à de Tomás Correia nas últimas eleições, há três anos, entre as quais a do economista Eugénio Rosa, muito critico à liderança de Tomás Correia. O Expresso sabe que anúncio desta lista estará para breve. Eventualmente será formalizada uma outra lista liderada direta ou indiretamente por Tomás Correia que até ao momento não abre o jogo sobre se vai ou não a eleições, adiando até ao final do mês a decisão.

No comunicado que formaliza os nomes de João Proença e João Carvalho das Neves, Ribeiro Mendes afirma que "a experiência, a dedicação e o profissionalismo demonstrados ao longo da sua vida profissional pelos cabeças de lista que agora integram a 'União e Confiança' comprovam a abrangência da nossa lista e a convergência de vontades em inverter o estado em que se encontra a Associação Mutualista do Montepio".

Considera que "chegou a hora de virar a página e de fazer jus à missão da nossa instituição, através de uma visão na qual se reconheçam todos os associados que partilham da mesma vontade na prossecução de uma mudança, tranquila mas afirmativa".

Nas últimas eleições, Ribeiro Mendes fez parte da lista encabeçada por Tomás Correia e João Proença integrava a lista de António Godinho.