Internacional

“Sem imperfeição, você e eu não existiríamos”. As melhores frases de Stephen Hawking

DESIREE MARTIN/GETTY

O famoso astrofísico britânico Stephen Hawking, que morreu hoje aos 76 anos, também era conhecido pelas suas observações filosóficas. Estas são algumas das suas citações ou declarações mais famosas:

Sobre o porquê da existência do universo:

"Se encontrarmos a resposta, seria o último triunfo da razão humana - nesse momento, saberemos o pensamento de Deus e conheceremos o espírito de Deus"

Sobre a sua doença:

"A vida seria trágica se não fosse divertida"

"As minhas expectativas foram reduzidas para zero aos 21 anos. Tudo desde então é um bónus"

"Eu vivi cinco décadas mais do que os médicos haviam predito. Eu tentei fazer bom uso do meu tempo (...) Porque todos os dias pode ser o meu último, eu desejo tirar o máximo de cada minuto"

Sobre Deus:

"Eu acredito que a explicação mais simples é, não há Deus. Ninguém criou o universo e ninguém dirige nosso destino. Isso leva-me a ter uma profunda perceção de que provavelmente não há céu, nem vida após a morte. Nós temos esta vida para apreciar o grande desenho do universo e, por isso, estou extremamente grato".

"Não é necessário invocar Deus para acender o pavio e colocar o universo em movimento"

Sobre a celebridade:

"A desvantagem da minha celebridade é que eu não posso ir a qualquer lugar sem ser reconhecido. Não serve de nada usar óculos de sol e uma peruca. A cadeira de rodas trai-me"

Sobre os intelectuais que se gabam

"As pessoas que se vangloriam do seu QI são perdedoras" (

Sobre a perfeição:

"Sem imperfeição, você e eu não existiríamos"

"Lembre-se de olhar para as estrelas e não para baixo dos seus pés. Tente entender o que você vê e pergunte a si próprio sobre o que faz o universo existir. Seja curioso. Mesmo que a vida possa parecer difícil há sempre algo que você pode fazer e ter sucesso. É importante que você não desista"

Sobre o seres humanos:

"Nós somos apenas uma raça avançada de macacos num planeta mais pequeno de uma estrela muito média. Mas podemos entender o Universo. Isso torna-nos algo muito especial."

Sobre a vida extraterrestre:

"Se os extraterrestres nos visitarem um dia, acho que o resultado será semelhante ao que aconteceu quando Cristóvão Colombo desembarcou na América, resultado que não é realmente positivo para os índios"

Sobre a inteligência artificial:

"As formas primitivas de inteligência artificial já provaram ser muito úteis, mas acho que o desenvolvimento de uma inteligência artificial completa pode acabar com a raça humana"

Sobre a morte:

"Eu vivo com a perspetiva de uma morte precoce há 49 anos, não tenho medo da morte, mas não tenho pressa de morrer, há tantas coisas que eu quero fazer primeiro"