Internacional

Força Aérea israelita lança nove ataques na Faixa de Gaza

SUHAIB SALEM/REUTERS

Os ataques aéreos começaram ao início da manhã e visaram uma fábrica de armas no norte da faixa de Gaza

A Força Aérea israelita lançou esta segunda-feira nove ataques contra posições militares do Hamas no norte da faixa de Gaza, em resposta ao lançamento de dispositivos incendiários - sobretudo balões e papagaios - para o território israelita.

Os ataques aéreos – que começaram ao início da manhã – visaram uma fábrica de armas e foram acompanhados pelo som de sirenes, que se ouviram nas áreas próximas da faixa de Gaza, refere a “Al-Jazeera”. Desconhece-se ainda se há vítimas na sequência dos nove ataques.

Desde o início dos protestos, em final de março, foram registados 300 incêndios que devastaram vários milhares de hectares de campos e mato, segundo o serviço de bombeiros israelitas.

Pelo menos 125 palestinianos foram mortos na faixa de Gaza, que é controlada pelo movimento extremista islâmico, em resultado de disparos israelitas. Só no sábado, o exército israelita feriu dois palestinianos que lançavam balões incendiários para Israel.

O Governo israelita estima que os ataques terão causado pelo menos 2,1 mil euros (2,5 mil dólares) de prejuízos.

Segundo o ministro da Defesa israelita, Aviqdor Lieberman, 400 engenhos incendiários foram intercetados entre os 600 lançados desde o início dos protestos a 30 de março.

Os manifestantes exigem o regresso dos refugiados palestinianos que foram expulsos do território, após a fundação do Estado de Israel há 70 anos.