Política

Ferreira Leite: “Rio tem bastantes mais condições” para liderar PSD

A antiga líder social-democrata defendeu que “dificilmente” outro candidato se apresentará na corrida à presidência do partido. O ex-autarca do Porto tem “mais credibilidade”, defendeu

Manuela Ferreira Leite apoia Rui Rio na candidatura à liderança do PSD. No habitual espaço de comentário na TVI 24, esta quinta-feira à noite, a antiga presidente dos sociais-democratas considerou que o ex-autarca do Porto “tem mais credibilidade” do que Pedro Santana Lopes.

“O que está em causa é quem se pensa que tem mais condições para umas legislativas. Estamos a eleger um candidato a primeiro-ministro. E aí, não tenho qualquer reserva em dizer Rui Rio tem bastantes mais condições. Tem uma imagem com mais credibilidade, tanto dentro do partido como pela vida profissional e pelas funções públicas que exerceu”, disse Ferreira Leite.

Para a ex-ministra a credibilidade de Rio é maior do que a de Santana Lopes “simplesmente pelo facto” de o provedor da Santa Casa da Misericórdia já se ter sido candidato “a primeiro-ministro e perdeu”. Nas legislativas de 2005, Santana saiu derrotado pela maioria absoluta de José Sócrates (PS).

“As pessoas que costumavam votar PSD não votaram”, justificou Ferreira Leite. “Não se ganham eleições legislativas só com o eleitorado do PSD, ganham-se com o eleitorado flutuante. Perante isso, e tendo em conta a história de vida dos dois candidatos, tenho poucas dúvidas de quem tem mais condições”, acrescentou.

Com Rui Rio e Pedro Santana Lopes a concorrer à presidência do PSD, que será disputada nas eleições diretas já marcadas para 13 de janeiro, Manuela Ferreira Leite considera que “muito dificilmente” haverá mais candidatos.